Vitamina B12: para que serve e benefícios


A vitamina B12 é uma vitamina do complexo B presente principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e derivados, carne, peixe e frango, sendo essencial para a formação das células sanguíneas, prevenindo a anemia megaloblástica, uma doença causada pela deficiência de vitamina B12.

Além disso, a vitamina B12 também é fundamental para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central, e para o metabolismo das proteínas e dos carboidratos dos alimentos, ajudando a manter uma boa disposição física e mental.

Para que serve a vitamina B12

​A ingestão adequada de vitamina B12 ajuda no desempenho de algumas funções no organismo, incluindo:

  1. Ajudar a manter a saúde do coração, uma vez que níveis adequados da vitamina B12 no organismo pode impedir o aumento dos níveis de homocisteína no sangue, um aminoácido que, em grandes quantidades, está relacionado com doenças cardiovasculares;

  2. Evitar a anemia megaloblástica, pois a vitamina B12 participa da formação das células sanguíneas, ajudando no transporte de oxigênio e nutrientes para as células. Entenda o que é e como tratar a anemia megaloblástica;

  3. Melhorar a disposição física e mental, pois a vitamina B12 auxilia no metabolismo dos carboidratos, ajudando a manter a energia no organismo;

  4. Manter a saúde dos neurônios, visto que a vitamina B12 participa da formação e manutenção das funções das células do sistema nervoso central.

No entanto, para se obter os benefícios dessa vitamina, é importante manter a ingestão regular dos alimentos fonte da vitamina B12, assim como é essencial manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente.

Ingestão diária recomendada

A quantidade de ingestão recomendada de vitamina B12 varia de acordo com a idade, como indicado na tabela a seguir:

Idade Ingestão diária recomendada (mcg)

De 0 a 6 meses 0,4 mcg

De 6 a 12 meses 0,5 mcg

De 1 a 3 anos 0,9 mcg

De 3 a 8 anos 1,2 mcg

De 9 a 13 anos 1,8 mcg

Homens e mulheres acima 14 anos 2,4 mcg

Além disso, mulheres grávidas precisam consumir 2,6 mcg de vitamina B12 por dia. Já a ingestão recomendada para mulheres que amamentam é de 2,8 mcg de vitamina B12 por dia.

Fonte: https://www.tuasaude.com/vitamina-b12-cobalamina/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo