top of page

O que é a biotina? Para que serve? Quais são os benefícios?


O que é e para que serve a biotina? Ela é uma vitamina essencial para diversas funções do metabolismo e para a saúde da pele, do cabelo e das unhas. Então, consumi-la em quantidade adequada pode ser parte fundamental do skincare e dos cuidados com o corpo.

Portanto, é bom conhecer todos os detalhes sobre essa vitamina que traz tantas vantagens para a saúde. Sendo assim, este artigo irá explicar o que é e para que serve a biotina, além de apresentar cinco benefícios que ela pode trazer para a sua saúde:

  • Ajuda na saúde e beleza dos cabelos

  • Auxilia a ter unhas mais resistentes e saudáveis

  • Ajuda a ter uma pele mais bonita

  • Auxilia no controle da diabetes

  • Proporciona saúde durante a gravidez e amamentação


O que é e para que serve a biotina?


Também conhecida como vitamina B7 e vitamina H, a biotina é um dos nutrientes encarregados pele funcionamento de enzimas muito importantes para o metabolismo: as carboxilases.

Essas enzimas são as responsáveis por ajudar na absorção de nutrientes como glicose, aminoácidos e ácidos graxos.

Além disso, como já dito, a biotina é uma vitamina que pode trazer outros benefícios, como a melhora da saúde e da resistência da pele, dos cabelos e das unhas.

Mas, como consumir a biotina? Por ser uma vitamina solúvel em água, o organismo não armazena ela. Sendo assim, a melhor forma de obtenção é por meio da alimentação.

A deficiência de biotina é uma condição bem rara e uma dieta regulada e rica em nutrientes já é o suficiente para suprir as necessidades diárias do corpo.

Contudo, ingerir uma maior quantidade pode potencializar os benefícios mencionados. Nos próximos tópicos você irá entender em quais alimentos pode obter a biotina.

Então, a pergunta “o que é e para que serve a biotina” pode ser respondida pelas seguintes afirmações:

  • uma vitamina essencial para as carboxilases, enzimas responsáveis pela quebra de macronutrientes e transformação em energia;

  • um nutriente que pode ajudar na manutenção da saúde da pele, do cabelo e das unhas.


Os 5 principais benefícios da biotina


1. Ajuda na saúde e beleza dos cabelos

Um estudo realizado em 2012, pela Universidade da Califórnia, indicou que mulheres que tinham queda de cabelo apresentaram um crescimento significante dos fios após 90 a 180 dias do consumo regular de um suplemento que continha biotina.

Outro estudo, publicado em 2015, pelo Ablon Skin Institute Research Center, teve resultados semelhantes, também concluindo que mulheres com queda de cabelo experienciaram um crescimento perceptível dos fios após consumirem regularmente um suplemento que tinha biotina.

Portanto, aumentar o consumo dessa vitamina por meio de suplementos alimentares pode ser uma boa opção para melhorar a saúde dos cabelos e evitar, assim como para evitar a queda deles.


2. Auxilia a ter unhas mais resistentes e saudáveis

Unhas frágeis e quebradiças podem ser um sinal de deficiência de biotina ou de outros nutrientes. Por conta disso, é fundamental consultar um médico e realizar exames para identificar quais são as necessidades do seu organismo.

Uma pesquisa da Columbia University Irving Medical Centerindicou que a suplementação diária de 2,5mg de biotina pode ajudar a amenizar a síndrome das unhas frágeis.


3. Ajuda a ter uma pele mais bonita

A deficiência de biotina também pode levar ao surgimento de problemas na pele, como erupções cutâneas.

Isso acontece por causa do papel que essa vitamina tem no metabolismo, mais especificamente na quebra de gorduras. O mau funcionamento desta atividade pode trazer resultados ruins para a pele.

Afinal, a pele é afetada por diversas funções internas do organismo. Sendo assim, para manter uma pele saudável e bonita também é preciso ter cuidados com alguns hábitos, como manter uma alimentação saudável e se hidratar bem.

Portanto, deu para notar que é fundamental consumir a quantidade ideal de biotina para ter uma pele bonita, não é mesmo? Como dissemos anteriormente, ela é uma vitamina essencial para o corpo e, por isso, afeta diversas funções e áreas do organismo.


4. Auxilia no controle da diabetes

Por conta da principal função da biotina ser relacionada ao metabolismo, inclusive na quebra e absorção de glicose, estudos notaram possíveis benefícios para pessoas com diabetes.


Em 2016, um estudo publicado no periódico acadêmico Medical Hypotheses indicou que a biotina pode auxiliar no controle da glicose em pessoas com diabetes tipo 1.

Outra pesquisa, publicada em 2015 pela King Saud University e pela Ain Shams University, e conduzida em animais, mostrou que a biotina pode proteger contra danos renais em pessoas com diabetes tipo 1.


E uma investigação feita pela Oregon State University, também conduzida em animais, mostrou que essa vitamina pode ajudar na produção de insulina e, consequentemente, regular a quantidade de glicose em pessoas com diabetes tipo 2.


5. Proporciona saúde durante a gravidez e amamentação

Durante a gravidez e a amamentação é comum que haja algumas deficiências nutricionais. Por isso, nesses períodos, é fundamental ter uma dieta regulada e consultar um médico para avaliar a necessidade de suplementação alimentar.

Isso acontece porque mulheres grávidas quebram as vitaminas com mais rapidez, fazendo-se necessário um maior consumo delas. Por conta disso, pode ocorrer uma pequena deficiência de biotina nesses períodos.

Nos EUA, cerca de 50% das grávidas têm ao menos uma deficiência leve de biotina. Sendo assim, recomenda-se aumentar o consumo de alimentos que contenham a vitamina ou tomar suplementos.

Além disso, uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition concluiu que é recomendado ter um maior consumo de biotina durante a gravidez e lactação para manter a saúde tanto da mulher quanto do bebê.


Como consumir a biotina?


Adultos necessitam consumir pelo menos 30mcg de biotina diariamente. E ela pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

  • Ovo.

  • Oleaginosas (amêndoas, amendoim, etc.);

  • Banana;

  • Legumes;

  • Grãos e cereais.

Entretanto, caso você consulte um médico e os exames indiquem que há uma deficiência nutricional dessa vitamina, um dos caminhos pode ser a suplementação.

A suplementação de biotina pode ser de grande ajuda tanto para pessoas com deficiências nutricionais quanto para aquelas que ingerem a quantidade necessária. Sendo assim, a nossa recomendação é a utilização da Biotina Premium Nature Floor, com 60 cápsulas, que possuem uma combinação de biotina e outros nutrientes essenciais que contribuem para o fortalecimento e saúde das unhas e dos cabelos. A sua fórmula é capaz de ajudar na melhora da aparência das unhas e reduzir a quebra delas.

O Biotina Premium Nature Floor é capaz de ajudar na melhora da aparência das unhas e reduzir a quebra delas e também contribui para a melhora e textura do cabelo, assim como minimiza a queda.


Adquira agora a Biotina Premium Nature Floor




Referências


Glynis A. A Double-blind, Placebo-controlled Study Evaluating the Efficacy of an Oral Supplement in Women with Self-perceived Thinning Hair. J Clin Aesthet Dermatol. 2012;5(11):28-34.

Ablon G. A 3-month, randomized, double-blind, placebo-controlled study evaluating the ability of an extra-strength marine protein supplement to promote hair growth and decrease shedding in women with self-perceived thinning hair. Dermatol Res Pract. 2015;2015:841570.

Scheinfeld N, Dahdah MJ, Scher R. Vitamins and minerals: their role in nail health and disease. J Drugs Dermatol. 2007;6(8):782-787.

McCarty MF. In type 1 diabetics, high-dose biotin may compensate for low hepatic insulin exposure, promoting a more normal expression of glycolytic and gluconeogenic enyzymes and thereby aiding glycemic control. Med Hypotheses. 2016;95:45-48.

Aldahmash BA, El-Nagar DM, Ibrahim KE, Metwaly MS. Biotin amelioration of nephrotoxicity in streptozotocin-induced diabetic mice. Saudi J Biol Sci. 2015;22(5):564-569.

Saleem F, Soos MP. Biotin Deficiency. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; April 20, 2020.

Perry CA, West AA, Gayle A, et al. Pregnancy and lactation alter biomarkers of biotin metabolism in women consuming a controlled diet. J Nutr. 2014;144(12):1977-1984.

Office of Dietary Supplements. Biotin. National Institutes of Health, 2020. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/Biotin-HealthProfessional/>. Acesso em: 8 jan. 2021.

Higdon, Jane. Biotin. Linus Pauling Institute Oregon State University, 2000. Disponível em: <https://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/biotin#diabetes-treatment>. Acesso em: 8 jan. 2021.

Stevens, Cara J. Health Benefits of Biotin. Healthline, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/the-benefits-of-biotin>. Acesso em: 8 jan. 2021.

Catlett, Tess. Biotin for Hair Growth: Does It Work?. Healthline, 2019. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/biotin-hair-growth>. Acesso em: 8 jan. 2021.

Panoff, Lauren. The Top 10 Biotin-Rich Foods. Healthline, 2020. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/biotin-rich-foods>. Acesso em: 8 jan. 2021.

Ware, Megan. Why do we need biotin (vitamin B7)?. Medical News Today, 2017. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/287720>. Acesso em: 8 jan. 2021.

Palsdottir, Hrefna. What are the health benefits of biotin?. Medical News Today, 2020. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/318724>. Acesso em: 8 jan. 2021. Wong, Cathy. The Health Benefits of Biotin. Verywell Health, 2020. Disponível em: <https://www.verywellhealth.com/biotin-for-hair-growth-89236>. Acesso em: 8 jan. Fonte: Mantecorp Skincare

137 visualizações0 comentário
bottom of page