top of page

Alimentos termogênicos o que você deve saber!

Atualizado: 11 de mai. de 2020



A palavra Termogênico tem por definição, aquilo que produz calor. Quando uma pessoa se exercita, o corpo aquece, ajudando na queima de calorias. O alimento termogênico tem um efeito semelhante, aumentando o calor do organismo, que em resposta, vai queimar mais calorias. Dentre os principais alimentos termogênicos, temos:

GENGIBRE: rico em Gingerol, substância capaz de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.

PIMENTA CAYENA: Seu composto ativo é a Capsaicina, capaz de aumentar o ritmo cardíaco e melhorar a circulação sanguínea, contribuindo para a perda de peso e para a queima de gordura.

CAFEÍNA: Estimula o sistema nervoso, contribuindo para acelerar o metabolismo, perda de peso e perda de gordura. Presente no café, chá verde e guaraná.

CANELA: Controla os níveis de glicose sanguínea, antioxidante e vários estudos têm verificado seu efeito nos componentes da Síndrome Metabólica (SM)

A canela (Cinnamomum sp) pertence à família Lauraceae, ocupa um lugar especial no mundo das especiarias. Seu nome científico cinnamomum possui origem da Indonésia, kayu manis, que significa “madeira doce”. Os polifenóis encontrados na canela podem levar a melhorias nos componentes da SM e diminuição do risco de fatores associados com diabetes e doenças cardiovasculares.

No que tange às atividades farmacológicas, podemos destacar como principais propriedades da canela: antibacteriana, antifúngica, antioxidante e hipoglicemiante. Dos nove ensaios clínicos revisados, em sete, foi demostrada a eficácia da canela na modulação dos componentes da SM (redução da circunferência da cintura, diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica; diminuição da glicemia de jejum; redução dos níveis de triglicerídeos), de outros fatores de risco cardiovascular (redução dos níveis de LDL-colesterol e de colesterol total, da glicemia pósprandial, de hemoglobina glicada, redução do índice de massa corporal e da gordura corporal), e, também, o aumento da massa magra. O único componente da SM que não sofreu alteração com a utilização da canela foi o HDL-colesterol.

Os benefícios da canela são muitos, e seus efeitos sobre muitas doenças ainda estão em estudo. Além de saborosa, a canela é um alimento benéfico para sua saúde e que, com certeza, não pode faltar no cardápio de quem quer emagrecer rápido. Então acrescente canela em suas receitas e aproveite todas as propriedades nutritivas, emagrecedoras e medicinais que ela oferece.

Os alimentos sozinhos não fazem milagres. Eles devem sempre ser associados a uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física!

Referência:

ZANARDO, V.P.S.; RAMBO, D.F.; SCHWANKE, C.H.A.; 2014.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page