top of page

Coenzima Q10: o que é, para que serve e como usar


A coenzima Q10, também conhecida por ubiquinona, é uma substância com propriedades antioxidantes e fundamental para a produção de energia nas mitocôndrias das células, sendo essencial para o funcionamento do organismo.

Além de ser produzida no organismo, a coenzima Q10 também pode ser obtida a partir da ingestão de alimentos, como rebentos de soja, amêndoas, amendoins, nozes, legumes verdes, como espinafres ou brócolis, aves, carne e peixes gordos, por exemplo.

É muito importante manter níveis saudáveis desta enzima, devido às funções que desempenha no organismo, e aos benefícios que apresenta. Alguns dos benefícios da coenzima Q10 são:

1. Melhora a performance durante o exercício físico

A coenzima Q10 é fundamental para produzir energia (ATP) nas células, essencial para o funcionamento do organismo e para uma prática de exercício eficiente. Além disso, reduz o estresse oxidativo, que afeta a função muscular, melhorando a performance e reduzindo a fadiga.

2. Previne doenças cardiovasculares

A coenzima Q10 previne a formação de placas ateroscleróticas nas artérias, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares e contribui para melhorar a função cardíaca.

Algumas pessoas com colesterol elevado, que tomam remédios como estatina, podem sofrer uma diminuição de coenzima Q10 como efeito colateral. Nestes casos, é importante reforçar a sua ingestão através da alimentação ou de suplementos.

3. Previne o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades anti-oxidantes, a coenzima Q10, quando aplicada na pele, ajuda a protegê-la dos danos oxidativos causados pelos radicais livres, além de fornecer lhe energia. Além disso, a coenzima Q10 veiculada em cremes, ajuda também a proteger dos danos do sol e do desenvolvimento de câncer de pele.


4. Melhora a função cerebral

Com o avanço da idade, os níveis de coenzima Q10 tendem a diminuir e a deixar as células mais suscetíveis a sofrer danos oxidativos, principalmente o cérebro, devido à presença de níveis elevados de ácidos gordos e oxigênio.

Assim, a suplementação com coenzima Q10, ajuda a repor os níveis saudáveis desta molécula, fornecendo energia às células do cérebro e evitando danos oxidativos, prevenindo assim a ocorrência de doenças como Alzheimer e Parkinson.

5. Melhora a fertilidade

Como já foi referido, com o avançar da idade, os níveis de coenzima Q10 no organismo vão diminuindo, deixando-o mais suscetível de sofrer danos oxidativos, mais especificamente, os espermatozoides e os óvulos. Assim, a suplementação com coenzima Q10, pode contribuir para melhorar a fertilidade, já que foi comprovado que protege o esperma do homem e os óvulos na mulher dos danos oxidativos.

6. Ajuda a prevenir o câncer

Devido às suas propriedades anti-oxidantes, a coenzima Q10 ajuda a proteger o DNA celular dos danos oxidativos, contribuindo para a prevenção do câncer.


Suplementos com coenzima Q10

Em alguns casos, quando recomendado pelo médico ou pelo nutricionista, pode ser benéfico tomar suplementos com coenzima Q10, como a Coenzima Q10 Premium da Nature Floor, com 60 cápsulas.

Geralmente a dose recomendada pode variar entre 50 mg a 200 mg ao dia, ou a critério médico.

Adquira sua Coenzima Q10 Premium da Nature Floor agora mesmo:


218 visualizações0 comentário
bottom of page