CAFEÍNA

TERMO AXIS 

Poderoso Termogénico

Ajuda considerável no

processo de emagrecimento combinado com exercícios

físicos diários e

suplementação alimentar.

VOCÊ SABE O QUE É CAFEÍNA ANIDRA?

É a cafeína na forma de pó, um estimulante do sistema nervoso central (em inglês CNS), que supostamente impede a sonolência e fadiga. É comumente usada em suplementos de perda de peso, porque o pó tem menor volume e pode ser facilmente integrado com outros pós em misturas proprietárias. A diferença de efeito entre as formas cafeína em pó ou líquida são praticamente imperceptíveis, embora algumas empresas de suplementos acreditem que a cafeína anidra é absorvida mais rapidamente pelo corpo.

Quimicamente, a cafeína ocorre naturalmente nas plantas, especialmente em mudas que estão começando a produzir raízes ou folhas, impedindo a ação de insetos, paralisando e matando-os. Os mais altos níveis de cafeína ocorrem em mudas de café em grão e sementes de cacau. Mudas de guaraná também contêm uma quantidade substancial de cafeína.

A Cafeína Anidra é obtida na extração de grãos e mudas e fervidas em temperaturas elevadas até que a água seja totalmente retirada. Isto produz um pó branco, cristalino, ou seja, a forma Anidra. Este pó é facilmente combinado com os outros, moldado em comprimidos ou colocados em cápsulas, e então vendido ao consumidor final. Ele também pode ser encontrado em forma de pó e líquida.

A Cafeína Anidra é muito popular nos Estados Unidos e abrange todos os públicos. É popularmente conhecida por deixar estudantes e motoristas mais focados e concentrados e por aumentar o rendimentos dos atletas. É facilmente encontrada em qualquer loja de conveniência ou farmácia e maiormente consumida na forma sólida (cafeine pills/caffeine tablets) ou na líquida (caffeine shot/energy shot). No Brasil a cafeína anidra foi regulamentada através da RDC 27/2010 da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Embora a Cafeína em comprimidos ou líquida esteja dentro do mercado de energéticos, uma nova categoria dentro deste mercado foi estabelecida e terá pela frente um grande paradigma, que é popularizar o uso e fazer o brasileiro entender que a cafeína é essencial para a concentração nos estudos, foco no trabalho e desempenho nos exercícios físicos comuns ou atividades esportivas.

PRA QUE SERVE?

De acordo com Katherine Zeratsky, da Clinica Mayo, a cafeina anidra serve para aumentar a perda de peso ou impedir o ganho de peso, mas ela sozinha não irá fazer o milagre.

Tomando produtos a base de cafeína anidra, juntamente com um programa de dieta e exercício pode ajudar consideravelmente a emagrecer. No entanto você também deve levar em conta os riscos e possíveis sintomas secundários que ela pode causar.

COMO TOMAR?

Na dieta a cafeína pode ser consumida em forma de cápsulas, comprimidos ou suplementos em pó. É um estimulante do sistema nervoso central e um diurético (substância que ajuda a livrar o corpo de fluidos).

A cafeína é absorvida e passa rapidamente para o cérebro. Não se acumula na corrente sanguínea ou fica armazenado no corpo. Por isso pode aumentar a quantidade de urina, mesmo muitas horas após de ter sido consumida.

Não há necessidade nutricional de cafeína na dieta, e no entanto, esta substancia pode ser usada para aliviar a fadiga ou a sonolência durante a pratica de exercícios. Para saber mais como tomar leia a bula.

 

DOSE RECOMENDADA?

No Brasil, segunda regras da ANVISA, a dose diária não deve exceder de 420mg.

Considera-se uma dose moderada (para evitar ser prejudicial) não deve exceder 100 a 200 mg (mais ou menos 1 a 2 xícaras de café) por dia, e é possível variar da pessoa para pessoa.

Por outro lado, é importante que a cafeína por ser um diurético natural (seu corpo estará perdendo mais água do que o normal).

Se você quer usar cafeína para perder peso, não se esqueça de beber bastante líquido durante o dia e, especialmente, combinar sua ingestão com exercícios.

ALIMENTOS FONTES DE CAFEÍNA

A cafeína é amplamente consumida, pois é encontrada naturalmente nas folhas, sementes e frutos de mais de 60 plantas, incluindo:

✔️Folhas de chá;
✔️Nozes Kola;
✔️Café;
✔️Sementes de cacau.

Também é encontrado em alimentos processados:

✔️Café – 75 a 100 mg por xícara de 6 onças, 40 mg por 1 xícara de café expresso.
✔️Chá – 60 a 100 mg por xícara de chá preto ou verde de 16 onças.
✔️Chocolate – 10 mg por onça doce, meio amargo ou escuro, 58 mg por onça de chocolate adoçado sem açúcar.
✔️A maioria das colas (a menos que sejam rotuladas como “livres de cafeína”) – 45 mg em uma bebida de 360 ml (12 onças).
✔️Doces, bebidas energéticas, lanches, goma – 40 a 100 mg por porção.
✔️Muitas vezes é adicionada em medicamentos de venda livre, como analgésicos, pílulas dietéticas de venda livre e remédios para emagrecer e resfriado. 

A cafeína não tem sabor, e pode ser removida de um alimento por um processo químico chamado descafeinação.

EFEITOS COLATERIAIS

De acordo com estudos, 250 mg de cafeína por dia é considerado moderado. Tomar mais que isso pode causar os seguintes efeitos colaterais:

✔️Ritmo cardíaco acelerado;
✔️Micção excessiva;
✔️Náuseas, vômitos;
✔️Inquietação, ansiedade;
✔️Depressão, tremores e insônia.
✔️Muitos relatam sentir-se desconfortáveis ou nervosos enquanto tomam produtos de cafeína.

Contra indicações?

Tem contra indicações se você estiver grávida ou tiver uma doença cardíaca ou úlcera péptica, nesses casos deve-se limitar ou evitar a cafeína. Muitos medicamentos interagem com a cafeína, por isso, consulte o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar outros medicamentos juntamente com alguma cápsula de cafeína anidra manipulada.

Logo_Axis_Cabeçalho.png

Menu

Políticas

Contato

(61) 98170-4545

Brasília - DF

axis@m2brasilia.com.br

  • Facebook
  • Instagram

© 2020 Todos os Direitos Reservados Axis Nutrition. Desenvolvido por